Cinco Universidades Paranaenses têm seus cursos de direito recomendados pela OAB

Cursos de Direito de cinco universidades estaduais do Paraná receberam o Selo OAB Recomenda, criado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para indicar as melhores graduações da área no País. O selo foi atribuído a apenas 90 cursos de Direito, de um total de 1.219 existentes no País. Fazem parte da lista os cursos das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste – campus de Francisco Beltrão) e da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, em Jacarezinho, integrante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A relação de instituições que receberam o selo foi anunciada nesta quarta-feira (23) pelo presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, durante a 21ª Conferência Nacional dos Advogados, em Curitiba.
Os 90 cursos recomendados pela OAB correspondem a apenas 7,4% dos ofertados no País. Para elaborar a lista, a OAB analisou 791 cursos de Direito e fez uma média ponderada das notas obtidas pelos estudantes das instituições nos três últimos Exames de Ordem e da pontuação alcançada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, disse que a conquista do selo tem um peso importante pela seriedade com que são feitas as avaliações. “Isso demonstra a excelência do nosso corpo docente e discente”, afirmou, lembrando que o curso de Direito da UEM vem se destacando em todos os exames da OAB.

A reitora da UEL, Nádina Moreno, considerou o resultado como um reconhecimento à dedicação do corpo docente e discente, que vem sendo comprovada com os índices de aprovação dos estudantes da UEL em exames da Ordem ao longo dos anos. “É um trabalho feito com muita seriedade, resultado de uma soma de ações e parcerias já consolidadas no curso, além do investimento em infraestrutura”, disse. O curso de Direito da UEL foi criado há 52 anos e já formou cerca de 7 mil profissionais. Segundo a coordenadora do Colegiado do curso, Ana Cláudia Duarte Pinheiro, metade dos 80 professores são doutores e a estrutura à disposição dos alunos inclui uma biblioteca atualizada.

O curso de Direito da UEPG, que também recebeu o selo, é um dos mais antigos e tradicionais da instituição, assinala o reitor João Carlos Gomes, lembrando que dele saíram dois ex-reitores da universidade, além de profissionais que ocupam cargos e postos de alto escalão no Poder Judiciário e segmentos das Ciências Jurídicas. A professora Dircéia Moreira, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UEPG, considera que o resultado do Exame da Ordem reflete o empenho da instituição em investir na qualidade dos seus cursos de graduação.

Fonte:Paraná online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s