O Sistema Operacional Android alcança 10 bilhões de apps baixados

Sistema Operacional Android - atinge a impressionante marca de 10 bilhões de aplicativos baixados.

“Um bilhão é um número muito grande em qualquer medição. No entanto, quando está relacionado à velocidade de algo que está em crescimento constante [o mercado de aplicativos para dispositivos móveis], é simplesmente incrível”, disse Eric Chu, diretor de desenvolvimento do Android.

Desde que entrou nesse segmento, a empresa levou vinte meses para chegar ao seu primeiro bilhão de downloads. Já para o segundo bilhão, levou apenas cinco. Além disso, os arquivos baixados para os mais de 200 milhões de aparelhos Android espalhados pelo planeta (números anunciados no evento de lançamento do Google Music) alcançaram, atualmente, a marca de um bilhão de aplicativos instalados a cada 30 dias.

Questionada sobre o que tem impulsionado o crescimento, a companhia não divulgou nada em específico. Mas apontou que os dispositivos Android ativados todos os dias se destacam como os principais contribuintes, como também o aumento de apoio internacional para a loja da marca.

Para celebrar o acontecimento, uma promoção pegou todo mundo de surpresa: o Google cortou o preço de vários apps no Android Market, com descontos bastante convidativos que vão durar pelos próximos dez dias.

Programas de primeira linha, que antes custavam pelo menos US$ 1 dólar, hoje saem por apenas US$ 0,10 cada. Você pode ver – e comprar, também – os dez aplicativos escolhidos clicando aqui.

É verdade que o Android Market ainda tem um longo caminho a percorrer até alcançar sua principal rival: a Apple Store, que hoje acumula a marca de 20 bilhões de downloads. De acordo com os desenvolvedores do Google, o número de arquivos baixados por mês é, provavelmente, mais importante, já que um dos objetivos é descobrir para que tipo de plataformas se podem construir os apps e o caminho percorrido para alcançá-las.

Rápida evolução do sistema

O que é Android?

O Android foi o primeiro Sistema Operacional Movel OpenSource no mercado, rodando com núcleo Linux. Deixando essa linguagem técnica de lado, resumidamente o Android é o primeiro OS (Sistema Operacional) adquirido pela Google, desenvolvido especialmente para smartphone, que posteriormente foi usado em tablets e outros gadgets.

As principais características desse OS ficam por conta dos suporte a gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES; com uma gama tecnologias de conectividade incluindo GSM/EDGE, IDEN, CDMA, EV-DO, UMTS,LTE, Bluetooth, 3G, Wi-Fi e WiMAX; suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC. O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D. Sem falar que por ser Opensorce, o OS possibilita a melhoria do código-fonte pela comunidade de programadores e afins.

Confira as atualizações do sistema desde o seu lançamento

1.5 (Cupcake – Abril de 2009)

Primeira versão do OS, trouxe incríveis recursos, entre eles a possibilidade de tranferencia de videos direto para o Youtube. Praticamente extinto….

1.6 (Donut – Setembro de 2009)

Trazendo uma nova interface para aplicativos e melhoria na Andrid Market.

2.0 / 2.1 (Eclair – Janeiro de 2010)

Com novos recursos e uma nova interface, inclui suporte a câmera com. Até então está presente na maioria dos aparelhos com sistema android no Brasil.

2.2 (Froyo – Frozen Yogourt – Maio de 2010)

A mais popular versão do OS (mundialmente falando), otimiza os aplicativos tendo uma resposta mais rapida principalmente em navegação pela intenet. Trouxe também a possibilidade compartilhar uma conexão 3G por meio de Wi-Fi. É a versão usada em alguns aparelhos mais sofisticados disponíveis no Brasil.

2.3 (Gingerbread – versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)

Versão mais recente para smartphones, com significativa melhora no visual ele também tem uma resposta melhor e mais rápida. O Nexus S, é o único aparelho com esse OS por enquanto, que esta sem data para chegar a Brasil. (até a postagem desta).

2.4 (Ice Cream – ainda sem data de lançamento)

A versao será lançada com a meta de estimular os desenvolvedores para a criação de aplicativos que sejam compatíveis com diferentes gadgets – smartphones e tablets – incluindo encaixe perfeito em tela e resolução

3.0 (Honeycomb – Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)

Versão criada especialmente para tablets, basicamente com melhorias no multitarefa e nos widgets em geral. Já está disponível nos aparelhos Galaxy Tab 10.1, da Samsung, e Xoom, da Motorola.

3.1 (Ice Cream Sandwich – Maio de 2011)

Versão lançada para multi dispositivos, incluido tablets, smartphones e o recem lancado Google TV (que também terão acesso à loja de aplicativos Android Market). Entre os novos recursos temos alguns ajustes no redimensionamento de widgets e possibilidade de jogar games usando o controle de consoles, por exemplo.

Fonte:Imasters

Fonte:Mundo dos Tablets

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s