Desde o dia 06 de março a terra está sendo bombardeada por forte tempestade solar

A tempestade magnética que iniciou com uma erupção solar no dia 06, continua ainda hoje, sexta-feira, 09. Segundo a Nasa não há maiores riscos, porém, voos podem ter suas rotas alteradas. Também aparelhos de GPS, além de atingir de forma direta satélites e naves espaciais que por ventura estejam em sua rota.
Segundo previsões, esta tempestade poderia atingir o nível 3 numa escala de 5. Esse número foi confirmado dada a forte intensidade da tempestade e o nível de radiações solares.

Tempestade solar
Forte tempestade solar está atingindo a terra desde o dia 06 de março de 2012.

Também, na quarta-feira foram registradas explosões que enviaram partículas solares para atmosfera terrestre, o que produziu um evento de tempestade de radiação solar. Estas partículas foram detectadas por SOHO da NASA e da espaçonave STEREO, e da NOAA GOES nave espacial. Tais tempestades podem interferir na comunicação de alta frequência de rádio.

“O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares”, diz o físico Richard Fisher, da Nasa. Elas já aconteceram antes. Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas de telégrafo na Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência – em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.

Fonte:Geoamb

Fonte:Nasa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s