Falha em fibra óptica teria causado pane nas redes da Gvt, Tim, Vivo e Copel da região sul do Brasil

Falha em cabos de fibras ópticas causou quedas nos sistemas de telefonia e internet da região sul na quarta feira dia 25/04/2012.

Na tarde de quarta feira, dia 25 de abril, as redes da Gvt, Tim, Vivo e Copel, tiveram queda generalizada. A informação dada inicialmente por fornecedores de fibra óptica às operadoras telefônicas era de que o rompimento teria sido em Cotia, em São Paulo, e que pelo menos três cabos teriam sido rompidos. A Copel informou que cerca de 1,5 mil clientes corporativos da companhia ficaram sem conexão com a rede

No meio da tarde, por volta das 15h30, a conexão de celular e internet de alguns usuários começou a ser restabelecida. No final desta quarta-feira, as operadoras informaram que todo o sistema foi restabelecido.

Operadoras telefônicas

A TIM confirmou na tarde desta quarta-feira que houve problemas de conexão com grande parte dos usuários, mas ainda não há informações do número de clientes afetados. A assessoria de imprensa da TIM explicou que os códigos dos chips dos aparelhos celulares são cadastrados em regiões diversas do país – e não só na cidade em que o aparelho foi cadastrado – para que, em caso de uma pane geral, por exemplo, alguns usuários consigam estabelecer conexão tanto de internet quanto telefônica.

Às 17 horas, em nota, a operadora informou que os clientes da região Sul “podem ter encontrado dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora, devido a um triplo rompimento de fibra óptica da rede de transmissão que interliga os sistemas desses Estados com o restante do Brasil”. Segundo a TIM, o sistema voltou ao normal às 16h30.

A OI informou que não houve registro de problemas entre seus usuários

Em nota, a Telefônica/VIVO explicou que por volta das 13h, alguns clientes de Paraná e Santa Catarina “podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados da empresa, devido a rompimentos de cabos de fibra óptica contratados de terceiros”. Segundo a operadora, a situação foi normalizada às 15h40.

Em nota, a GVT informou que o serviço de banda larga dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram lentidão desde o início da tarde e que o sistema foi normalizado às 16h30. A GVT recomendou aos usuários que ainda encontravam dificuldades de acesso que desligassem e ligassem novamente o computador e modem para garantir que a navegação fosse normalizada. Clientes podem esclarecer dúvidas pelo telefone 103 25, da Central de Atendimento.

Segundo a CLARO, em nota, “uma instabilidade causada por uma falha na rede de transmissão de um fornecedor pode ter afetado parte de seus assinantes no Paraná a partir das 13h25” desta quarta-feira.

Tráfego da internet

Às 15h21, o site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que possui um sistema para visualização em tempo real da utilização do tráfego de internet da sua rede – que conecta instituições de ensino de todo o país -, mostrava uma falha em um backbone entre São Paulo e Paraná, entretanto, o problema foi normalizado no final do dia.

Fonte:Topnews

4 respostas em “Falha em fibra óptica teria causado pane nas redes da Gvt, Tim, Vivo e Copel da região sul do Brasil

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.