Um passeio pela nossa Lua em HD

Usando dados e imagens de elevação e captados pela Sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), esta animação leva o espectador a uma visita virtual pela lua. O passeio é composto por informações de sites interessantes escolhidos para ilustrar uma grande variedade de características do terreno lunar.

Algumas áreas estão no lado mais próximo e estão familiarizadas com ambos os observadores profissionais e amadores na Terra, enquanto outras só podem ser vistas claramente a partir do espaço. Algumas são grandes e velhas (Orientale, Pólo Sul-Aitken), outras são menores e mais jovens (Tycho, Aristarco, Shackleton). Áreas constantemente sombreadas próximas aos pólos são difíceis de fotografar, mas mais fáceis de medir com altimetria, enquanto vários dos locais de pouso da Apollo, todos relativamente perto do equador, têm sido fotografados em resoluções de até 25 centímetros (10 polegadas) por pixel.

A forma do terreno nesta animação é baseada principalmente em dados do altímetro a laser LRO (LOLA), complementadas por dados de imagem estéreo de sua câmera grande angular (LROC WAC) e da missão do Japão Kaguya. A cor da superfície global é de Clementine.

Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center Studio Visualização Científica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s