Os eventos da erupção solar podem ser totalmente diferentes. Alguns ocorrem apenas como uma labareda solar, alguns como uma ejeção adicional de material solar chamado de ejeção de massa coronal (EMC), e alguns como estruturas móveis complexas, em associação com as mudanças nas linhas do campo magnético que se volta para a atmosfera do Sol, a coroa.
Em 19 de julho de 2012 uma erupção ocorreu no sol que produziu todos os três eventos. Uma explosão solar moderada ocorreu na parte inferior direita do Sol, com envio de luz e radiação. Em seguida, veio a EMC, que disparou para fora no espaço. Então o Sol proporcionou aos expectadores uma de suas telas magnéticas deslumbrantes – um fenômeno conhecido como chuva coronal.
Ao longo do dia seguinte, o plasma quente na coroa arrefecido e condensado, juntamente com campos magnéticos fortes na região. Os campos magnéticos, eles próprios são invisíveis, mas o plasma carregado é forçado a mover-se ao longo das linhas, mostrando-se muito brilhante no comprimento de onda ultravioleta extremo de 304 Angstroms, o que evidencia o material a uma temperatura de cerca de 50.000 Kelvins (ºC = Temperatura em K – 273, isso corresponde a 49.727 graus Cº). Este plasma funciona como um guia ajudando os cientistas a observar a dança de campos magnéticos no Sol, descrevendo os campos, uma vez que lentamente cai de volta para a superfície solar.
As imagens deste vídeo foram coletadas por instrumentos da AIA Solar Dynamics Observatory – SDO (Observatório dinâmico solar), recolhidas um quadro a cada 12 segundos, e o filme foi reproduzido em 30 quadros por segundo, cada segundo neste vídeo corresponde a 6 minutos em tempo real. O vídeo foi feito em 19 de julho de 2012.
O que é o plasma?
Em física e em química, o plasma é um dos estados físicos da matéria (também chamado de o quarto estado da matéria), similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada. A premissa básica é que o aquecimento de um gás provoca a dissociação das suas ligações moleculares, convertendo-o em seus átomos constituintes. Além disso, esse aquecimento adicional pode levar à ionização (ganho ou perda de elétrons) dessas moléculas e dos átomos do gás, transformando-o em plasma contendo partículas carregadas (elétrons e íons positivos).
Para saber mais detalhes leia: Física da Heliosfera
Créditos: NASA SDO
Créditos: Wikipédia
Música: “Thunderbolt”, de Lars Leonhard, cortesia do artista.
Prezado,
Gostaria de agradecer-lhe sobre os links dos livros no post do blog do FNC sobre D. K., mas a extensão é “epub”, você poderia me dizer, qual é o software, pois não consigo abrir os arquivos?
Gostei do blog e dos videos, obrigado.
Aproveitando, nada contra o jogo “Wall Street Game”, sobre a venda de carbonos, mas a ciência precisa ter argumentos e paradigmas e não “paradogmas”:
Svensmark: The Cloud Mystery
CurtirCurtir
Olá Oswaldo,
para ler os formatos Epub em seu computador (PC Windows, Mac Apple ou via pendrive portable) o melhor programa é o Calibre: http://calibre-ebook.com/download – depois de instalar abra o cliente E-book Viewer e poderá abrir em tela cheia os seus Epubs. Caso tenha um Smartphone ou Tablet Android, o melhor programa é o Mantano Reader, segue o link para download: http://www.mediafire.com/download/uq49grdcy7z6kmk/Mantano_Ebook_Reader_Premium_2.3.18_homeapk.net.apk
Abs.
CurtirCurtir
Prezado Reinaldo,
Obrigado, muito agradecido.
Sds,
CurtirCurtir