A sedução dos fractais de Benoît Mandelbrot

O matemático Benoît Mandelbrot foi a primeira pessoa a usar um computador para visualizar o comportamento de um sistema dinâmico. Em 1975, ele introduziu a palavra fractal (do latim fractus, quebrado) para denotar objetos com dimensão fracionária. Sua pesquisa científica construiu a base da geometria fractal com a ligação entre a matemática clássica e o caos da turbulência atmosférica, as populações biológicas e o mercado de ações. Décadas antes os fractais foram estudados por vários matemáticos como: Weierstrass, Koch, Lévy, Cantor, Poincaré e Julia.

Este filme baseia-se na exposição “Sedução” (http://mandelbrot-set.elica.net/) e combina imagens geradas por computador a partir do conjunto de Mandelbrot com fotografias digitais da vida real. A música usada no filme é “Vitae Amandae” por Cathleen Trezza e Músicade de Firewisp (http://www.firewispmusic.com). As fotografias digitais são fornecidos por Annette Olson, Daisuke Tomiyasu, Elfi Berndl, Jon Sullivan, John French, Nicholas Gere, e Simon Tong. Edição e créditos é feito por Louise Blyton.

O voo sobre o fractal e o mergulho em seu abismo é gerado por vários programas projetados especialmente para esse modelo de trajetórias baseadas em curvas NURBS. Os programas são escritos em Logo (http://elica.net/ e http://lhogho.sourceforge.net/) e Pascal. O filme original é HD720p, 1.5GB. Os dados brutos para todos os 7500 quadros ocupam algo em torno de 20 GB. A Produção levou cerca de dois meses, enquanto o tempo de processamento puro para o quadro mais difícil foi de 10 horas.

Fractais locais retratados são virtuais, mas não fictícios. Qualquer semelhança com outras áreas do conjunto de Mandelbrot e matematicamente é completamente justificável.

Fonte: Elica

3 comentários sobre “A sedução dos fractais de Benoît Mandelbrot

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s