Xavier Vilalta – Arquitetura adaptada à comunidade (TED)

Quando TED Fellow Xavier Vilalta foi autorizado a criar um shopping center com andares em Adis Ababa (capital da Ethiopia – África), ele entrou em pânico. Outros centros comerciais representavam tudo que ele odiava sobre arquitetura contemporânea: desperdício, torres de vidros que requerem muita energia cujo design não tinha nada a ver com a África. Nesta encantadora apresentação, Vilalta mostra como ele defende uma abordagem alternativa: aproveitamento da natureza, referências de tradição no design e criação de edifícios bonitos, modernos e icônicos que se encaixam na comunidade.

Comentários do arquiteto aos seus projetos

Esses projetos se relacionam com os países emergentes e economias em que muitas questões de sua realidade pode ser melhorada. Como arquiteto, estou dando uma pequena parte de todo o problema, em termos de Arquitetura e Urbanismo, e no que diz respeito aos aspectos sociais e econômicos desse contexto. Mas, mesmo em uma pequena parte de todas as soluções criativas que envolvem comunidade e meio ambiente, pode ser aplicado a criação de oportunidades para as pessoas e melhorar o desempenho futuro dos edifícios. Por exemplo, no primeiro projeto, poderíamos ter apresentado um shopping normal, tal como o entendemos no Ocidente, mas ao invés disso, foi elaborado um híbrido entre o mercado tradicional e um edifício contemporâneo. Além disso, este novo edifício vai criar oportunidades para os fornecedores que não possuem essa infra-estrutura, no momento, em termos de qualidade do espaço e estabilidade energética.

Manter idéias sociais e ambientais em mente ao projetar não precisa ir contra os demais envolvidos no projeto. Na verdade, trazendo a bordo esses valores pode ser rentável e benéfico para todos os envolvidos: os desenvolvedores, construtores, arquitetos, vizinhos e usuários finais. As Relações ganha-ganha para todos os agentes no processo são possíveis e, a parte mais difícil é comunicar os benefícios de tais operações de design para que todos possam entender como eles são uma parte essencial dela.

Os desenhos apresentados foram verificados e calculados pelos nossos engenheiros especializados, especialmente em termos de estrutura, a drenagem da chuva e considerando as condições climáticas locais.

Fonte: TED

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s