Tira dúvidas sobre o Nióbio do Brasil

No vídeo acima o biólogo Pirula explica de uma forma clara e engraçada, as verdades e mentiras sobre o nióbio. Assista ao vídeo e saiba que a maioria das informações divulgadas na internet sobre o nióbio são absurdas ou estão incorretas. Parabéns Pírula pela excelente explicação!

Análise sobre o mineral

Na pesquisa que fiz não encontrei nada de errado com a exploração do nióbio, tirando algumas inconsistências como a precificação do produto lá fora, em razão das empresas exploradoras serem multinacionais; mas, na maior parte das concessões o Brasil possui total autonomia em sua exploração.

O que está faltando ao Brasil para melhor explorar esse mineral?

Falta investimento em pesquisa, em novas tecnologias que possam transformar o mineral em um bem com maior valor agregado, atualmente o Nióbio é exportado principalmente na forma de liga Ferro-Nióbio (Fe-Nb). É mais uma commodity (palavra em inglês que significa mercadoria e descreve produtos com baixo valor agregado).

Conheça alguns detalhes importantes sobre o mineral Nióbio

Pirocloro
O Pirocloro é uma das principais fontes de nióbio, sendo que uma das maiores jazidas do mundo esta localizada na cidade de Araxá – Minas Gerais. Clique nesta imagem para ler o documento que descreve a exploração do mineral. (divulgação)

O nome é derivado de Niobe que na Mitologia Grega é filha de Tantalus, por ser muito semelhante ao Tantalio. Antigamente era conhecido como Columbium. Foi descoberto por C. Hatchett in 1801 mas o metal somente foi isolado em 1864 por C.W. Blomstrand por redução do cloreto de nióbio com hidrogênio. Hoje é obtido pela redução do Nb2O5 com alumínio. Suas propriedades químicas são muito similares ao Tantalio e sua separação deste só é possível com a utilização de solventes orgânicos como a metilisobutilcetona. É um metal branco prateado, brilhante, estável ao ar e não é atacado por HCl, H2SO4 e HNO3. Dissolve-se facilmente na mistura de HNO3/HF.

Características principais

O nióbio é um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar em temperatura ambiente após um longo período. Suas propriedades químicas são muito semelhantes às do tântalo (elemento químico), que está situado no mesmo grupo.
O metal começa a oxidar-se com o ar a 200°C e seus estados de oxidação mais comuns são +2, +3 e +5.

Aplicações

O nióbio apresenta numerosas aplicações. É usado em alguns aços inoxidáveis e em outras ligas de metais não ferrosos. Estas ligas devido à resistência são geralmente usadas para a fabricação de tubos transportadores de água e petróleo a longas distâncias.

  • Usado em indústrias nucleares devido a sua baixa captura de nêutrons termais.
  • Usado em soldas elétricas.
  • Devido a sua coloração é utilizado, geralmente na forma de liga metálica, para a produção de joias como, por exemplo, os piercings.
  • Quantidades apreciáveis de nióbio são utilizados em superligas para fabricação de componentes de motores de jatos, subconjuntos de foguetes, ou seja, equipamentos que necessitem altas resistências a combustão. Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini.
  • O nióbio está sendo avaliado como uma alternativa ao tântalo para a utilização em capacitores.

O nióbio se converte num supercondutor quando reduzido a temperaturas criogênicas. Na pressão atmosférica, tem a mais alta temperatura crítica entre os elementos supercondutores, 9,3 K. Além disso, é um dos três elementos supercondutores que são do tipo II (os outros são o vanádio e o tecnécio), significando que continuam sendo supercondutores quando submetidos a elevados campos magnéticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s