ABC da Astronomia Ep. 01 a 30

Excelente introdução sobre astronomia apresentado pelo Físico Walmir Thomazi Cardoso graduado em Física pela PUC-SP. São 30 episódios com um aprofundamento progressivo para quem está tendo um primeiro contato com essa ciência ou para aqueles que desejam uma sinopse objetivando aquisição desse conhecimento.

Créditos: Canal das Vídeo Aulas

4 comentários sobre “ABC da Astronomia Ep. 01 a 30

  1. Eu gostaria de saber uma coisa: já que vocês astrônomos não acredita que Deus Eterno crio todas coisas, como vocês pode afirma que realmente existe estas estrelas chamada Três Maria, sendo que nos livros bíblicos si a existência das Três Maria.

    Curtir

    • Prezado Ricardo, existem 2 tipos básicos de crenças:

      Crença a partir da fé: a crença religiosa que inventou o Deus criador do universo, mas fica só nisso, não tendo como provar se existe de fato.

      Crença na ciência: que utiliza o método científico para pôr à prova todos os aspectos de nossa realidade, tais como: a teoria da evolução das espécies, a física, cosmologia, matemática e outros campos do conhecimento.

      Acreditamos no método científico em razão de nos mostrar a verdade de tudo o que existe, sem mais nem menos. Abs.

      Curtir

      • “Acreditamos no método científico” tenho certeza que você acredita que a terra é esférica e que há pessoas presas a ela de “lado” e de “cabeça pra baixo”! eu te pergunto: já pilotou um caça pra ver a curvatura da terra? já foi na ISS ver a terra de lá? já pegou um foguete e foi ao espaço pra ver se a terra é redonda? já viu a terra de onde a NASA e outras agências espaciais tiram as “fotos”??? para todas essas perguntas a resposta é ´´NÃO´´! tenha em mente que você NUNCA terá a chance ou oportunidade de ver a terra daquele ponto de vista, agora se você nunca viu isso por si mesmo como você sabe que isso é verdade???? acredita que o universo está em expansão mas já viu isso alguma vez na sua vida?? se isso for mentira? ciência também é religião pois ambos necessitam de fé para se acreditar naquilo que não se pode ver, não leve me leve a mal mas não acreditar em Deus por não poder vê-lo mas acreditar na esfericidade da terra e na expansão do universo sem ter visto com os próprios olhos é pura hipocrisia e conveniência! se eu te disser que estão te enganando você acreditaria???? então a ciência moderna pode explicar algo que aconteceu antes dela existir?????? teoria do Bigbang, a teoria da evolução das espécies, a física, matemática e outros campos do conhecimento que foram criados MUITOS MILÊNIOS DEPOIS podem explicar a razão da existência???? quer dizer que em um determinado momento “BUM” explodiu e tudo foi criado???? é isso?? 8 planetas que orbitam “ao redor do sol” e só tem vida aqui???? que cagada hein….. toda essa ordem veio de um caos??? isso gera mais perguntas que respostas, acreditar que a existência da realidade nasceu devido a um “acidente cósmico” é idiotice demais!

        Curtir

      • Prezado Renan,

        sim, já pude ver a curvatura da terra em várias viagens aéreas que fiz, é emocionante saber que todas as coisas afirmadas pela ciência são verdades. Não se trata de fé, acreditar na ciência e suas descobertas é totalmente oposto ao credo em escrituras e textos bíblicos que foram escritos há milhares de anos e hoje são peças de museu.
        Quando apontamos uma câmera fotográfica digital para qualquer coisa e obtemos as fotos, não se trata de ilusões de ótica, tudo funciona como afirmado pela ciência, caso contrário, não seria possível registrar uma foto sequer.

        Quando Einstein afirmou em sua teoria da relatividade a possibilidade de curvar o espaço na presença de um corpo com massa, nem os cientistas queriam acreditar na época, mas após vários eclipses a teoria da relatividade foi por repetidas vezes confirmada e continua sendo até hoje.
        A crença em algo como Deus é o maior erro humano, se a ciência consegue detectar ondas gravitacionais que foram emitidas 2 bilhões de anos no passado, com uma precisão na casa do Atômetro – vide: https://pt.wikipedia.org/wiki/At%C3%B3metro não há mais a necessidade de razões contrárias à ciência.

        A religião e os religiosos estão absurdamente errados no sentido de ousares colocar uma fé – apenas palavras – diante da instrumentação científica que desenvolve desde naves espaciais, até aparelhos que nem podemos sonhar de tão complexos que são. Observe como o LHC opera aqui mesmo no meu Blog: https://rcristo.com.br/2015/03/21/o-lado-escuro-da-cosmologia/

        Quando o matemático Perelman resolveu a conjectura de Poincaré, até então, não se podia imaginar que era possível fazer cirurgias nos espaços topológicos de Riemann, vide aqui: https://rcristo.com.br/2014/01/01/fluxo-de-ricci-e-a-conjecture-de-poincare-by-john-morgan-gang-tian/

        Compreenda que tudo partiu de um pequeno ponto inferior a um átomo e fora desse ponto nada existia – neste momento continua não existindo – (nem espaço, tempo ou matéria/energia). O universo não se expandiu para fora, ele se expandiu para dentro dele mesmo, não há o fora. Somente é possível compreender coisas tão complexas como essa se sua mente atingir um nível de intelecto que supera a fé metafísica. E quando esse momento chegar você não pensará na existência de Deus, sua mente terá superado a crença. Abs.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s