Reconexão Magnética – Que vá tudo pro infinito!

A reconexão magnética parece ser a forma favorita do Universo para fazer as coisas explodirem. Ela ocorre em qualquer lugar onde campos magnéticos permeiam o espaço. No Sol, a reconexão magnética cria erupções com potências equivalentes a 1 bilhão de bombas atômicas. Na atmosfera da Terra, ela alimenta as tempestades magnéticas, e as auroras polares. Nos laboratórios – causa grandes problemas nos reatores à fusão…

Questões Cosmológicas

“O universo que nossa razão concebe é um universo que ultrapassa,  infinitamente, os limites da experiência humana.” (Henri Bergson)

Durante a reconexão, as linhas dos campos magnéticos no plasma solar se separam, como que ricocheteiam, e se reconectam violentamente, liberando a energia magnética na forma de energia cinética e calor.[Imagem: NASA] Durante a reconexão, as linhas dos campos magnéticos no plasma solar se separam, como que ricocheteiam, e se reconectam violentamente, liberando a energia magnética na forma de energia cinética e calor.[Imagem: NASA] Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre as  tempestades e erupções solares, e  as  ameaças  que elas representam para satélites de comunicação, e infraestrutura elétrica. Esses impactos acontecem em decorrência de um fenômeno chamado ‘reconexão magnética’, estudado por uma área conhecida como ‘astrofísica de plasmas’

Durante  a  ‘reconexão’,  as  linhas  dos campos magnéticos no plasma solar se separam, como que ricocheteiam,  e  se reconectam violentamente, liberando a energia magnética na forma de energia cinética e calor. Em outras palavras, os campos magnéticos transformam-se em ‘canhões’ que disparam partículas altamente energéticas para o…

Ver o post original 2.880 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s