A reconexão magnética parece ser a forma favorita do Universo para fazer as coisas explodirem. Ela ocorre em qualquer lugar onde campos magnéticos permeiam o espaço. No Sol, a reconexão magnética cria erupções com potências equivalentes a 1 bilhão de bombas atômicas. Na atmosfera da Terra, ela alimenta as tempestades magnéticas, e as auroras polares. Nos laboratórios – causa grandes problemas nos reatores à fusão…
“O universo que nossa razão concebe é um universo que ultrapassa, infinitamente, os limites da experiência humana.” (Henri Bergson)
Durante a reconexão, as linhas dos campos magnéticos no plasma solar se separam, como que ricocheteiam, e se reconectam violentamente, liberando a energia magnética na forma de energia cinética e calor.[Imagem: NASA] Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre as tempestades e erupções solares, e as ameaças que elas representam para satélites de comunicação, e infraestrutura elétrica. Esses impactos acontecem em decorrência de um fenômeno chamado ‘reconexão magnética’, estudado por uma área conhecida como ‘astrofísica de plasmas’.
Durante a ‘reconexão’, as linhas dos campos magnéticos no plasma solar se separam, como que ricocheteiam, e se reconectam violentamente, liberando a energia magnética na forma de energia cinética e calor. Em outras palavras, os campos magnéticos transformam-se em ‘canhões’ que disparam partículas altamente energéticas para o…
Ver o post original 2.880 mais palavras