O que realmente está causando o aquecimento global? Revisando a evidência

Nós danificamos o planeta e agora teremos que arcar com as gravíssimas consequências…
A parte que diz respeito ao consenso foi modificada para incluir o estudo mais recente com metodologia robusta mais correta e para acrescentar explicitamente que o resultado do consenso convergia com resultado de estudos anteriores ao de Cook et al, bem como para deixar mais claro o parágrafo, e a formação de Cook foi corrigida quando se fala dele como responsável pelo blog Skeptical Science.

Tabula (não) Rasa & Libertarianismo Bleeding Heart

Uma bem consolidada pesquisa contemporânea na ciência climática diz respeito ao fenômeno do aquecimento global e de sua causação por fatores humanos e/ou naturais.

O consenso dos especialistas em climatologia é claro: o aquecimento global está ocorrendo e é antropogênico (ou seja, de causação principalmente humana, ligada aos gases do efeito estufa, notadamente o dióxido de carbono).

Conforme apresentado no site Skeptical Science (recomendo tanto o site como o aplicativo), é robusto o resultado apresentado por Cook et al (2013) de um consenso de 97% dos especialistas em torno do aquecimento global antropogênico (veja uma explicação básica, intermediária e avançada, bem como a geral em língua portuguesa, acerca dessa constatação do consenso). As críticas que foram apresentadas à metodologia de apuração, na tentativa de negar esse resultado, não se sustentam (ao menos na forma como costumam ser apresentadas). O paper é intitulado “Quantifying the consensus on anthropogenic global…

Ver o post original 1.870 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s